Tanja Simic Queiroz

Tanja Simic Queiroz:  photo by Mila Basma for the movie "The Lost" by Reynold Reynolds.

Curriculo:

Nascida em Makaraska, Croácia, Mezzosoprano, Tanja Simic Queiroz reconhecida pela riqueza, coloração quente da sua voz e sua forte abilidade de representação.Recebeu os graus de Bachelor of Music & Master of Music em voz no Mannes College of Music em New York , cidade onde estudou.Ela participou em programas de ópera tendo atuado em muitas cenas de ópera e representou papéis de ópera, tais como: Cherubino, Marcellina, Hansel, Tisbe, Dorabella, Carmen & Sesto,entre outros.

As suas mais recentes participações incluiram o papel de Imelda em “Oberto”, G. Verdi com o Grupo de Ópera de Berlim, o papel de Sally em “A Hand of Bridge”, S. Barber, Mrs. Nolan em “The Medium”, G. Menotti e Maggie em “The Gift of the Magi”, D. Conte com a Opera Internacional de Berlim.

Tanja Simic Queiroz recebeu o prémio no concurso de New Jersey Alliance em 2002, assim como recebeu o prémio de artista Internacional, que culminou com um concerto a solo no Weill Hall in Carnegie Hall em 2004.
Ela também fez parte do Festival de Bach em 2000 e do Festival La Belle Epoque em 2002.
Durante o verão de 2004, trabalhou com orientadores musicais do Metropolitan Opera durante o programa IVIA que teve lugar em Porto Rico.
Mais recentemente, foi escolhida para cantar com a Ópera de Câmara de Rheinsberg em 2009, como parte integrante do programa do festival de verão.
Para além da sua participação em inúmeros concertos, ela representou também o papel de sátiro(Satyr) em “Satyrspiel” de Sigfriend Matthus.
Tanja Simic Queiroz cantou as primeiras representações mundiais de peças como:
“Lieder”, Pedro Moraira (2000), o papel de Villa em “Sirena”, P. Sisa (2008), e a sinfonia “Vor den Verstumen”, H. Weiss (2008) assim como Maggie na premiere alemã de “The Gift of the Magi”, David Conte (2010)

Simic Queiroz é também uma cantora estabelecida de concerto e de lied e tem realizado muitos recitais em Nova Iorque,Croácia, Espanha,Holanda e Alemanha com pianistas como: Dunja Rootti, Madalina Pasol, Kanako Nakagawa, John Lidal, Glen Morton, Orly Alonso, Leo Shih e com guitarristas como: Mislav Rezic and Miroslac Loncar. Ela colaborou com maestros como:Lothar Zagroshek, Marzio Conti,Toshihisa Okamoto, Pedro Ramos, Paulo Lourenco, Jurgen Bruns, Felix Kireger, Roland Mell, Zlatan Srzic, Olav Kroger, Marzio Conti, Kevin Mc.Kutcheon, Ted Taylor, Joseph Colaneri.

Entre os seus professores de voz encontram-se: Branka Ristic, Ruth Falcon, Beth Roberts, Abbie Furmansky, John Norris, Thomas Michael Allen e Donna Morein.

Desde 2013, Tanja Simic Quieroz tem vivido em Lisboa, Portugal onde mantém um estúdio vocal privado.

Críticas Recentes:

Karin Coper, “Orpheus Magazine” 2010: Tanja Simic Queiroz destaca-se pela sua individualidade com o domínio técnico de mezzosoprano e pela sua presença em palco.(S.Barber: “A Hand of Bridge”, May 2010)

Zlatko Stahuljak, “Vjesnik.hr” 2008: Tanja Simic Queiroz, mezzosoprano com uma voz volumosa e maravilhosa (Pero Sisa: “Sirena”, Aug.2008.)

Mark Greenfest, “Brooklyn Heights Press” 2004: Tanja Simic Queiroz tem uma presenca fantástica em palco. Ela sabe como projetar a sua voz que em si já é rica , expressiva. A sua dicção é clara e articulada, a sua amplitude é bem modulada, possuindo um tom de voz maravilhoso e deslumbrante. ( Carnegie Hall concert, Feb.2004.)